quarta-feira, 17 de março de 2010

Os músculos do assoalho pélvico: para que servem afinal?

O assoalho pélvico é formado por ligamentos, músculos e fáscias. A principal função destes músculos é sustentar os órgãos internos (principalmente o útero, a bexiga e o reto). Os principais músculos envolvidos na sustentação pélvica são o músculo elevador do ânus e o coccígeo. Também fazem parte do assoalho pélvico os seguintes músculos superficiais: isquicavernoso, transverso superficial do períneo, bulbo cavernoso e esfincter do ânus.


Como estes músculos sustentam a bexiga e o intestino, é essencial trabalhar a contração desta musculatura para prevenir a incontinência urinária por exemplo. Um assoalho pélvico saudável tem um bom tônus (firmeza) e elasticidade. Entretanto a idade, a falta de exercícios em geral, e mesmo a gravidez e parto (seja ele vaginal ou cesariana) fazem com que estes músculos fiquem mais fracos, o que pode dar início a uma incontinência urinária e prolapsos de órgãos pélvicos. Uma vez que a incontinência é classificada em graus, a mulher pode apresentar um leve “escape” da urina ao tossir ou espirrar por exemplo. Isto porquê quando tossimos ou espirramos ocorre um aumento na pressão intra-abdominal, e consequentemente nos órgãos internos (útero e bexiga). Estes sinais mostram que esta musculatura precisa ser fortalecida.

A contração dos músculos do assoalho pélvico pode ser trabalhada de diferentes formas de acordo com o caso de cada paciente. O trabalho se dá por ganho de força e resistência: se o objetivo for ganho de força, trabalha-se com exercícios de curta duração ,grande intensidade e um intervalo de descanso. Porém se o objetivo for resistência (os músculos estão contraindo bem, mas não consegue manter a contração por mais de 4 segundos), os exercícios são de longa duração, com pouca carga e o intervalo de descanso menor.

Durante os treinamentos, o fisioterapeuta utiliza diversos equipamentos e muita criatividade: Podem ser utilizados faixas elásticas, bolas, aparelhos de pilates... tudo isso associado com a contração do assoalho pélvico(“segurar o xixi”) e com a respiração : peça fundamental para o trabalho. A respiração deve ser lenta e profunda, sem trancar a respiração, pois isso faz os músculos abdominais trabalharem indesejavelmente.

3 comentários:

  1. Tenho 29 anos,nenhuma gestação,e frequentemente tenho escapadinhas da urina quando faço algum esforço físico. meu médico me falou que é a incontinência urinária de esforço, e que poderia tomar uma medicação para melhorar a sintomatologia. Você acha que é válido tomar esse tipo de medicação??

    ResponderExcluir
  2. Dra. Letícia Teixeira22 de março de 2010 às 19:13

    Olá Sandra!
    A incontinência urinária de esforço ocorre muito em mulheres jovens, e não precisam necessariamente terem sido gestantes para apresentar os sintomas. A falta de fortalecimento do períneo é a causa principal da incontinência urinária de esforço. Estes medicamentos geralmente são utilizados para aumentar a pressão de fechamento da uretra, e impedindo o fluxo indesejável. Se utilizado isolado, o medicamento, sem reeducação perineal dificilmente você terá um bom resultado. Eu aconselho a conversar com seu médico sobre a fisioterapia e exercícios de fortalecimento do assoalho. Aliás, você já pode começando a fazer em casa, são os exercícios de Kejel, que estão logo abaixo. Só irão te beneficiar!

    Abraço!

    Letícia.

    ResponderExcluir
  3. Vou conversar sim com o meu médico, obrigada!

    ResponderExcluir