sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidados com os seios no período gestacional

No decorrer da gestação, a mulher passa por alterações da mama como aumento da sensibilidade, aumento de volume e inchaços. O que ocorre é absolutamente normal, pois o corpo está se preparando para produzir o leite, e assim suprir as necessidades nutricionais do bebê que está por vir.
Sabe-se que muitas mulheres deixam de amamentar, pois não toleram as dores nos mamilos quando rachados Os mamilos fissurados realmente são muito doloridos e muitas mulheres desistem de amamentar, mas podem ser consequência de uma má preparação no pós parto, e quanto mais você se familiarizar com as informações a seguir, ficará  mais fácil e segura de si para quando chegar o tempo de amamentar.



Cuidados

Para evitar os inchaços, comece com uma massagem circular nos seios que inclusive pode ser realizada todos os dias durante o banho com água morna;

A drenagem linfática também irá ajudar a descongestionar os seios e diminuir a sensação de peso das mamas;

Realize banhos de sol diários, expondo os seios ao sol por até 15 minutos e sempre cuidandos os horários de exposição (das 08 as 10hs da manhã, e após as 16 hs);

Diariamente, faça exercícios nos mamilos: (ajudarão na prevenção de rachaduras)

Sustente o bico do seio e segure por alguns segundos, puxando-o para frente;

Segure o mamilo e estique-o com firmeza para os lados;



Mantendo os seios hidratados


Após o banho, utilize cremes para seu tipo de pele que realizem uma hidratação profunda no mínimo 2 vezes ao dia;

Os mamilos não devem receber óleos ou cremes;

Alimente-se bem e ingira bastante líquidos. Além da utilização de cremes, esse hábito vai ajudá-la na prevenção de estrias.

Sutiã adequado

Como há aumento do tecido de sustentação da mama, muito provavelmente se você não utilizar um sutiã adequado, haverá uma maior protusão dos seios, o que pode prejudicar sua auto estima. Os sutiãs mais adequados são aqueles que possuem boa sustentação dos seios, com tecidos que fixam á pele, porém que não apertam, pois qualquer pressão pode surtir em colapso do sistema linfático, provocando edemas e marcas nas costas e região axilar.



 Os sutiãs devem dar uma boa sustentação aos seios


A auto imagem da gestante é de grande importância nessa fase: sentir-se bem, saudável e bonita pode tornar a gestação muito mais tranquila e livre de complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário