segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fisioterapia no puerpério

Puerpério é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez.
O puerpério se inicia no momento em que cessa a interação hormonal entre o ovo e o organismo materno. Geralmente isto ocorre quando termina o descolamento da placenta, logo depois do nascimento do bebê1.

Nessa fase, a mulher encontra-se exausta fisica e psicologicamente, por isso é recomendado o repouso nas 6 primeiras horas após o parto. O melhor é evitar as visitas nas primeiras horas para que a mamãe sinta-se á vontade com o bebê.

Em geral, ocorre uma instabilidade hemodinâmica, o débito cardíaco aumenta: o sangue volta a circular melhor na região da pelve e membros inferiores (melhora varizes); o diafragma desce novamente á posição inicial, tornando a respiração mais fácil(sessa alcalose respiratória). Entretanto, são tantas modificações num período relativamente "rápido" quando comparado com os 9 mêses (e modificações lentas) pelos quais a mulher passou. É nesse período que entram os exercícios de fisioterapia, a fim de tornar essa fase mais fácil.

Respiração: Estimula-se a propriocepção, com exercícios respiratórios diafragmáticos: a mamãe pode pôr a mão sobre o abdômem e sentir sua respiração.

Assoalho pélvico: Aos poucos, estimula-se os exercícios de rotação da pelve e contração do períneo.

Aparelho circulatório: Nessa fase, é necessário favorecer o retorno venoso, evitando assim as tromboses de membro inferior: Exercícios de flexão e extensão dos pés e pernas são bastante efetivos.

Postura: Após o parto, principalmente se for cesariana, a mulher tende a fletir o tronco para proteger-se da dor. É estimulada a estender os braços e tronco, evitando o desconforto musculoesquelético que poderá surgir.

*Dica:  Movimente-se, pois só irá acelerar a sua recuperação, e você se sentirá melhor. É normal sentir medo. Peça ajuda para caminhar, ir ao banheiro, etc. Peça ao seu médico se no hospital há serviço de fisioterapia ou tenha uma orientação individualizada.

1. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário