domingo, 21 de novembro de 2010

Bem Estar antes e após a Gestação

Estrias

As estrias surgem devido ao estiramento da pele, resultante da ruptura das fibras colágenas. Portanto, quanto menos a futura mamãe ganhar peso e mais hidratar a pele, menores são as chances de adquirí-las.


Hidrate-se: Com o avançar da gestação, ocorre um aumento da secreção pelas glândulas sudoríparas, o que faz você perder mais líquido. Portanto beba bastante líquido, sua pele ficará mais hidratada. Lembre-se que a hidratação também ocorre de dentro para fora.

Utilize o óleo de amêndoas, no mínimo 2 x ao dia. Dê atenção especial a seios, quadris e barriga.





Edema 

O edema, ou popularmente conhecido como "inchaço", ocorre por diversos fatores, entre eles a compressão e aumento das válvulas venosas e alterações hormonais decorrentes da gestação. 

Não existe uma idade gestacional correta para surgir estes inchaços, mas geralmente eles aparecem entre o entre o 6º e 9º mês, que é quando o útero está maior; o que faz aumentar a pressão sobre as veias femorais, e ocorre um desconforto em pernas e pés.

A drenagem linfática manual ajuda a diminuir esse desconforto, sendo uma técnica lenta realizada com movimentos suaves e ritmicos.

Alguns Benefícios:

Produz sensação de relaxamento, ajudando a combater o estresse
Estimula o sistema imunológico
Previne as varizes , e sensação de "pernas cansadas"
Estimula a lactação e dessensibilização da mama.



Limpeza de pele

Na gestação, é comum ocorrer o aumento da produção das glândulas produtoras de sebo, o que propicia a oleosidade e acùmulo de bactérias (cravos e espinhas). A limpeza de pele pode ser realizada nesta fase, e é sempre realizada com produtos que cuja formulação não agridam seu organismo.

Em casa: Utilize sabonete neutro e tônico facial livre de álcool todos os dias. Assim, haverá um equilíbrio no ph da pele, impedindo a formação de cravos e espinhas.

Manchas

Mulheres de pele morena escura e mestiça possuem tendência a adquirir a conhecida máscara gravídica. Mulheres de pele clara podem apresentar aumento dos melasmas, principalmente em região periorbicular, periorbital e fronte. Mas não há motivo para preocupação: estas manchas geralmente desaparecem no pós parto, e quanto mais tempo você amamentar, mais rapidamente elas vão embora.

Protetor Solar: Utilize todos os dias, o filtro solar, de no mínimo FPS 30, ou avalie com seu fisioterapeuta dermato funcional o filtro ideal para seu tipo de pele. Não esqueça de reaplicá-lo de 2 em 2 horas. Filtro solares com Vitamina E e substâncias antioxidantes são os mais recomendados.


 
Peeling de Diamante

O peeling de diamante, por ser um peeling mecânico, não tem absorção de substâncias pelo organismo. Pelo contrário: é o seu próprio organismo que é estimulado a produzir o colágeno, o que pode ser realizado durante a gravidez, e auxilia a melhorar o aspecto da pele da gestante sem agredir o bebê. 

É realizado com uma "caneta de diamante", sendo uma esfoliação leve a moderada, que retira as células mortas, renovando a epiderme e uniformizando manchas superficiais e marcas de expressão.

Diástase do Reto Abdominal

A fraqueza do músculo reto abdominal pode ser maior durante a gravidez, em função do aumento do útero gravídico. A medida que o útero cresce, o músculo pode afastar-se (separando-se), e ocorrer o rompimento das fibras aponeuróticas, o que futuramente poderá provocar herniações.

Exercício abdominal: Fortalece a região abdominal, prevenindo a diástase do músculo reto abdominal, e mantendo a mamãe em boa forma.

Cicatrização

Sabemos que o melhor para a mãe e o bebê é o parto natural, mas nem sempre é possível, e muitas vezes as gestantes queixam-se da cicatriz que fica "escura".

Esse escurecimento ocorre por conta do proceso inflamatório que ainda não está completo: são as células sanguíneas trabalhando para regenerar a pele.


Na fisioterapia Dermato funcional existem recursos que ajudam na cicatrização, deixando o aspecto da cicatriz mais estético possível. No primeiro ano após a cesárea, ainda não ocorreu a maturação do processo cicatricial, portanto não você não precisa preocupar-se tanto nesta fase.
Para clarear a cicatriz, existem tratamentos bastante eficientes, como peelings mecânicos e enzimáticos que são realizados de acordo com a necessidade da paciente. Porém, o resultado depende muito do nível de pigmentação (quanto mais você se expor ao sol e calor direto, menos satisfatório será o resultado).

Enquanto a maturação se faz, há como trabalhar com técnicas que melhoram a oxigenação sanguínea, e diminuem o risco de fibroses. Um exemplo é a aplicação de ultrassom terapêutico e massagem cicatricial: técnicas suaves e indolores, que ajudam a recuperação da pele.

Previna a hiperpigmentação: Não tome sol direto na cicatriz pelo período de 6 mêses a 1 ano, e se o fazer, utilize filtro solar FPS 60.


Viva feliz esse período tão importante da sua vida. Lembre-se:

Relaxe;
Cuide de seu corpo e mente;
Hidrate-se;
Alimente-se bem (se possível faça um acompanhamento nutricional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário