sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ansiedade na gestação, como posso controlar?

Gestar:
Período de grande transformação do corpo físico e psicológico da mulher, e que gera um tempo para mudança desta nova condição. Tempo esse que varia muito de mulher para mulher: tempo que é saudável e necessário, pois agora iniciam novas responsabilidades e que precisam de uma adaptação.

Tudo na vida é movido á adaptações: quando nos preparamos, as tarefas ficam mais fáceis de solucinoar não é?  O mesmo ocorre na gestação, inquietações, ansiedade e fantasias maternas são muito comuns nessa nova fase, embora positivas.
Entretanto, algumas gestantes podem sofrer por alguns fatores que são mais comuns, como por exemplo o temor que a gravidez não corra bem e possa acontecer algo com o bebê. Preocupações constantes com o futuro da criança, como educação e sustento, e a incógnita de ser uma boa mãe também são influentes nos sintomas da ansiedade.

É importante aprender a relaxar, realizando atividade física, exercícios respiratórios, a drenagem linfática que é bastante relaxante, e até mesmo meditação e yoga. Essas atitudes irão impedir que os sentimentos de inquietude da mãe afetem o desenvolvimento do bebê (choro incontrolável,irritabilidade), e até mesmo o parto.

Respirar para relaxar, como?

A respiração lenta e profunda é muito eficiente no relaxamento. Você pode inspirar bem fundo enchendo bem o abdômem de ar, e ao expirar, solte todo o ar bem lentamente. Repita quantas vezes achar preciso. Quanto mais lento fizeres, mais eficiente será!

Pensamento positivo sempre

Procure pensar em coisas que lhe façam bem, não foque nos problemas, quanto mais pensamos neles, mais eles virão. Imagine seu bebê lindo e saudável em seus braços.

Atividade física:

Em nossa sociedade, existe um mito que a gestante não pode exercitar-se, mas isso está mudando. A mulher está mais fragilizada emocionalmente e fisicamente, mas gravidez não é doença. Converse com seu obstetra, e após a liberação comece uma atividade. Atividade física libera betaendorfina, um hormônio natural que nos deixa mais felizes.

Drenagem linfática:

Muitos são os benefícios da drenagem linfática: ajudam a controlar os inchaços e estimular o sistema imunológico, aumentam a absorção de nutrientes pelo intestino, e acalmam pois ativam o sistema nervoso simpático,responsável por nos deixar mais tranquilos.

*Dica: Se nenhum destes tratamentos surtir o efeito desejado, converse com seu obstetra, que poderá verificar a possibilidade de alguma medicação, e um psicólogo que complementará o tratamento com terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário