terça-feira, 20 de julho de 2010

Conheça os benefícios da Shantala para o bebê e saiba como aplicá-la

Shantalla é uma massagem indiana derivada da massagem ayurvédica. Não se sabe quando, mas essa massagem milenar foi criada em Kerala (sul da Índia) e descoberta pelo Dr. Frédérick Leboyer em uma viagem àquele país. Na ocasião, o médico observou uma mãe - que se chamava Shantalla - massageando seu bebê com uma intimidade e interação encantadora. Isso ocorreu num bairro pobre de Calcutá.

Shantalla é uma massagem sensorial. Os seus movimentos acalmam, aliviam cólicas, garantem um bom sono e aproximam mãe e filho. A criança ao ser submetida à shantalla parece expressar um misto de satisfação, surpresa e prazer. A prática da shantalla pode fazer com que as crianças cresçam muito mais seguras de si. 

 A Shantalla é uma técnica usada com a finalidade de acentuar o toque de afeto entre bebê e cuidador por meio da massagem corporal, contribuindo com o aumento da oxigenação dos tecidos, favorecendo na respiração, no tratamento das cólicas e prisão de ventre e no humor do bebê.
A massagem infantil estimula os sistemas: gastrointestinal e cardiovascular, aumentando a coordenação, o autoconhecimento, facilitando a comunicação e o vínculo com os pais. 

No tórax estimula a expansão torácica e faz com que o bebê respire melhor; no abdome, estimula a maturação do intestino, fazendo com que o bebê tenha menos cólicas. A shantala estimula a resistência imunológica, reduz o estresse, auxilia no desenvolvimento motor, favorece o ganho de peso, crescimento físico e o autoconhecimento corporal do bebê: na prática significa que o bebê terá um autoconhecimento do seu corpo. 

A massagem influencia no seu comportamento e supre suas necessidades emocionais. Na vida adulta ele terá mais facilidade em se relacionar com as pessoas, será mais amigável e amável. 

A shantalla proporciona um momento único de entrega entre mãe e filho, onde o toque da mão materna e a troca de olhares e emoções amenizam o trauma do parto e reproduzem o conforto do útero. A massagem pode ser aplicada a partir do primeiro mês de vida até a fase pré-escolar, ou até quando a criança aceitar. 

Aplicação da shantala

Para se aplicar a shantalla é preciso reservar um ambiente tranquilo, com luz branda, temperatura agradável, silencioso ou com uma música ambiente suave. É importante a mãe estar calma e relaxada, para não passar o estresse para o bebê. A massagem é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, com ele sentado, mas não em contato direto com o solo. Pode ser com a mãe tendo as pernas estendidas, estando o bebê no trocador - móvel onde a mãe troca o bebê.

O ideal é que a mãe faça a shantalla tanto com o bebê no trocador como sobre suas pernas. A coluna deve estar ereta e os ombros relaxados, se necessário usar almofadas para apoiar a região lombar. Também é indicado retirar anéis e relógio. Use óleo de origem vegetal para facilitar o deslizamento das mãos. A sessão deve durar cerca de vinte minutos.

Alguns movimentos da shantalla devem ser feitos de cima para baixo e de dentro para fora, seguindo a linha dos meridianos (círculos imaginários)

• Com o bebê deitado de costas e totalmente despido: passe a mão sobre o rosto do bebê. Comece pelas sobrancelhas e termine fazendo movimentos ao redor da boca; 

• Cruze suas mãos sobre o peito, deslizando-as, movimento que vai do quadril até o ombro oposto, troque as mãos para iniciar o outro lado do quadril. 

• Deslizamento das mãos que vai do ombro até a mãozinha do bebê, sempre alternando as mãos e depois vá rosqueando o bracinho, e por fim, massageie as mãos.

• Mesmo movimento dos braços se realiza nas pernas.

• Com movimentos circulares no ventre do bebê, em sentido horário.

• Vire o bebê com a barriga apoiada em suas pernas: movimento de frente e trás percorrendo toda a parte das costas.

• Deslize a mão aberta, desça da nuca, passando pelas nádegas e finalizando nos pés.

• Cruze os braços e solte.

• Cruze as pernas sobre o abdôme e solte e leve os joelhos em direção à barriga.

• Termine a massagem com um delicioso banho, que será como uma forma de liberação.

A técnica deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. No inicio repita cada um dos movimentos apresentados acima três vezes e vá aumenatndo gradualmente até chegar a dez vezes. É recomendável que a massagem seja efetuada pela manhã, mas não existe um horário rígido a ser seguido, a mãe deve procurar o melhor horário para o seu bebê.

*Importante
: Não se usa a shantalla em momentos de dor e desconforto, a massagem deve estar associada ao prazer.

O toque vai aonde as palavras não alcançam. 

Fonte: Vya Estelar Uol 

Um comentário:

  1. Comecei a fazer a shantala na minha bebê que apresentava crises de asma..o pediatra indicou, e procurei uma fisioterapeuta.. o melhor é que em duas semanas ela começou a diminuir as crises, e após um mês já quase não tinha mais crises.. tmb tomou medicamento nesse meio tempo Foi ótimo, ainda faço a shantala e ela adora, percebo que fica mais tranquila e tmb dorme melhor.

    Parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir