quinta-feira, 13 de maio de 2010

O diabetes gestacional: gestante, cuide-se!

É muito importante que durante a gestação, a mulher cuide de seu corpo, praticando exercícios físicos e alimentando-se bem.

Guloseimas não devem ser restringidas por completo, entretanto, deve-se ter cautela: durante a gravidez, a insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose, diminui, facilitando a chance de adquirir a diabetes gestacional.

A mulher que estiver acima do peso tanto no período anterior á gravidez, quanto durante a gestação deve ficar atenta: realizar o pré-natal e observar as taxas de índice glicêmico, pois quando aparecem os sintomas comuns da diabetes, como poliaciúria(vontade de urinar), e sensação de boca seca, é sinal de que as taxas de glicose já estão elevadas demais.

Assim como no pré-natal, no período pós-parto deve-se manter o acompanhamento médico: assim como a diabetes pode desaparecer nesse período, pode também persistir.

As consequências para o feto:

As consequências para o feto vão desde a macrossomia (bebê acima do peso), até hipoglicemia, icterícia ou malformações.

Inverno x Atividade Física:

Com a chegada do inverno, a tendência é aumentar a ingesta calórica, até porque nosso organismo necessita de mais energia para manter-se ativo nesse período do ano. Por isso, foco a nessecidade da Prevenção, através de um acompanhamento nutricional adequado e exercícios físicos contínuos nessa fase.

Os exercícios físicos devem ser supervisionados, e além de controlar a taxa de açúcar no sangue, irão contribuir para a consciência do corpo da mulher, propiciando relaxamento e sensação de bem-estar. Podem ser realizados alongamentos(fisioterapia), yoga, caminhadas, etc. As gestantes sedentárias anteriormente á gravidez, devem realizar as atividades somente após a 12º semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário