terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Embriologia: é bom saber...

É sempre bom entender um pouco sobre embriologia – como fomos e do quê somos formados. Basicamente, muito basicamente de células. Aliás, células estas que nas primeiras semanas de desenvolvimento não nos diferenciam de qualquer outro animal. Somente após a oitava semana vamos começar a nos tornar realmente Seres Humanos. Basta pesquisar imagens do desenvolvimento embrionário de qualquer outro ser. Até a oitava semana somos exatamente iguais á eles. Vamos á terminologia da embriologia:





Zigoto: Esta célula é formada pela união de um ovócito (célula germinativa feminina) e um espermatozóide (célula germinativa masculina). É o início de um novo ser humano (ou seja, o embrião.)

Clivagem: A divisão celular mitótica ou clivagem do zigoto forma células embrionárias denominadas blastômeros. O tamanho inicial do embrião permanece inalterado porque a cada divisão celular que se sucede, os blastômeros tornam-se menores.

Mórula: Quando cerca de 12 a 32 blastômeros (células) são formados, a mórula está formada. Ela é uma “bola de células” que resulta da clivagem do zigoto. Ela é assim chamada porque o agrupamento de células lembra a fruta amora. O estágio de mórula ocorre cerca de 3 dias após a fertilização, coincidindo com a entrada do ser humano em desenvolvimento no útero.

Blastocisto: Após a entrada da mórula no útero, pela tuba uterina, uma cavidade preenchida por fluido – a cavidade blastocística desenvolve-se no seu interior. Esta mudança converte a mórula em blastocisto, que contém uma massa celular interna ou embrioblasto que formará o embrião.

Embrião: O embrião é quando o ser humano está em desenvolvimento em seus estágios iniciais. O período embrionário se estende até o final da 8ª semana, época na qual já estão presentes os primórdios de todas as principais estruturas.

Feto: Após o período embrionário (oito semanas) , o ser humano em desenvolvimento é chamado de feto. Durante o Período Fetal (da 9ª semana até o nascimento), ocorre o crescimento e diferenciação dos tecidos e órgãos formados durante o período embrionário.

Ovogênese: A ovogênese é a sequência de eventos pelos quais as ovogônias são transformadas em ovócitos. Este processo de maturação inicia-se durante o período fetal, mas é completado somente depois da puberdade (12 a 15 anos). Exceto durante a gestação, este processo cíclico ocorre mensalmente durante a vida reprodutiva da mulher.

Fonte: Livro Embriologia Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário