sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidados com os seios no período gestacional

No decorrer da gestação, a mulher passa por alterações da mama como aumento da sensibilidade, aumento de volume e inchaços. O que ocorre é absolutamente normal, pois o corpo está se preparando para produzir o leite, e assim suprir as necessidades nutricionais do bebê que está por vir.
Sabe-se que muitas mulheres deixam de amamentar, pois não toleram as dores nos mamilos quando rachados Os mamilos fissurados realmente são muito doloridos e muitas mulheres desistem de amamentar, mas podem ser consequência de uma má preparação no pós parto, e quanto mais você se familiarizar com as informações a seguir, ficará  mais fácil e segura de si para quando chegar o tempo de amamentar.



Cuidados

Para evitar os inchaços, comece com uma massagem circular nos seios que inclusive pode ser realizada todos os dias durante o banho com água morna;

A drenagem linfática também irá ajudar a descongestionar os seios e diminuir a sensação de peso das mamas;

Realize banhos de sol diários, expondo os seios ao sol por até 15 minutos e sempre cuidandos os horários de exposição (das 08 as 10hs da manhã, e após as 16 hs);

Diariamente, faça exercícios nos mamilos: (ajudarão na prevenção de rachaduras)

Sustente o bico do seio e segure por alguns segundos, puxando-o para frente;

Segure o mamilo e estique-o com firmeza para os lados;



Mantendo os seios hidratados


Após o banho, utilize cremes para seu tipo de pele que realizem uma hidratação profunda no mínimo 2 vezes ao dia;

Os mamilos não devem receber óleos ou cremes;

Alimente-se bem e ingira bastante líquidos. Além da utilização de cremes, esse hábito vai ajudá-la na prevenção de estrias.

Sutiã adequado

Como há aumento do tecido de sustentação da mama, muito provavelmente se você não utilizar um sutiã adequado, haverá uma maior protusão dos seios, o que pode prejudicar sua auto estima. Os sutiãs mais adequados são aqueles que possuem boa sustentação dos seios, com tecidos que fixam á pele, porém que não apertam, pois qualquer pressão pode surtir em colapso do sistema linfático, provocando edemas e marcas nas costas e região axilar.



 Os sutiãs devem dar uma boa sustentação aos seios


A auto imagem da gestante é de grande importância nessa fase: sentir-se bem, saudável e bonita pode tornar a gestação muito mais tranquila e livre de complicações.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pacotão de Cirurgia Plástica + Parto: Absurdo


 Fico muito feliz ao saber que existem profissionais como esse médico que pensa sim em seu trabalho, mas em primeiro lugar na Qualidade de vida de suas pacientes. Ética e Respeito em primeiro lugar.. ótimo texto!

Um artigo publicado na Folha On Line me chamou a atenção. Por falar em banalização.
Com o título “Corpos de consumo”, ROSE MARIE MURARO E MARIA TEREZA MALDONADO fazem uma análise do que a mídia causa nas pessoas frente a imposição de padrões de estética.
Como cirurgião plástico, sei, e sou defensor do conhecimento de que cirurgia estética é capaz de produzir qualidade de vida. Pela atuação do cirurgião em uma situação biológica (corpo) podemos modificar para melhor a situação psico social do/a paciente melhorando a sua qualidade de vida.
Mas, algumas pessoas se valem destes aspectos de uma forma questionável visando apenas lucro sem levar em consideração outros fatores que compõe o ser humano. Desta maneira coisas importantes como a segurança do paciente, suas relações sociais (de trabalho e familiares) seu desejo e individualidade são colocados de lado o que pode causar uma repercussão negativa sobre a qualidade de vida de uma pessoa e de todos que com ela convivem.



Neste artigo é citado o “Pacote de cirurgia pós-parto” que vem sendo vendido por alguns sites como sendo a solução para consertar o estrago feito pela gravidez aproveitando o momento do parto. Neste “pacote” na realização do parto, procedimentos de lipoaspiração, mamoplastia, abdominoplastia e outros são realizados de maneira a obter este “Conserto”.
As autoras citam que alguns médicos mais sensatos recomendam que os procedimentos sejam realizados após transcorrerem alguns meses do pós-parto. Isto não é sensatez apenas isto é uma necessidade.
Realizar procedimentos de estética associados a cirurgias, principalmente ginecológicas e abdominais, pode parecer algo lógico, afinal podemos aproveitar a internação a anestesia e fazer a cirurgia, mas é extremamente perigoso. Uma cirurgia ginecológica é tida como cirurgia contaminada, devido a presença de flora vaginal natural na mulher. Se esta flora pela manipulação durante a cirurgia infectar o local da cirurgia estética pode causar situações graves de infecção com risco de morte, ou surgimento de seqüelas irreversíveis muito mais inestéticas que qualquer “deformidade” causada pela gravidez.
Cito casos graves de pessoas que tiveram sepse, necrose de pele do abdome, após realizarem abdominoplastia associada a procedimentos ginecológicos.
É certo que dependendo do procedimento é possível fazer associação de uma cirurgia estética, mas, mesmo que seja uma associação segura, sempre que temos este tipo de situação aumenta-se muito a morbidade e mortalidade que estão associados a qualquer procedimento cirúrgico. Este fato deve ser levado em consideração pois pode ser causa de problemas graves e um procedimento muito grande deve ser evitado e o tratamento feito em etapas complementares com intervalos de recuperação entre um tempo cirúrgico e outro.
O Pós-parto envolve uma situação muito complexa.
É nesta fase onde a mulher estará envolvida socialmente com a sobrevivência de bebe, alem de ser a mais importante no desenvolvimento do relacionamento mãe e filho. Alem de ter que se recuperar de uma gestação e do trabalho de parto ter que recuperar-se de uma cirurgia estética pode ser muito problemático. A cirurgia estética muitas vezes exige da paciente abstinência de esforços físicos o que inviabiliza que a mulher possa cuidar de seu filho recém nato já que não poderá segura-lo no colo ou carregá-lo, se fizer pode comprometer o resultado final da cirurgia ou desenvolver seqüelas.
A gravidez coloca a mulher em uma situação diferente de seu estado normal. Isto leva a uma perda da noção de Self, ou seja, da perda da sua imagem corporal ou maneira como nós mesmos nos vemos. Como é uma perda de identidade temporária não há como prever como será a noção de Self depois de decorrido alguns meses do parto, assim, nesta situação teremos um corpo em mudanças e uma perda de identidade e modificar algo que esta evoluindo representa imprevisibilidade de resultados e pode ser que ocorram arrependimentos futuros. Exemplo: durante a gravidez é comum ocorrer aumento do volume mamário. Este aumento nem sempre é permanente e após o término dos estímulos a amamentação as mamas podem sofrer regressão retornando ao estado similar ao do antes da gestação. Se nesta condição a mulher sofrer uma cirurgia de redução mamária o volume e forma final das mamas resultantes serão imprevisíveis e o resultado pode ser desastroso.
Nesta fase o momento é de mudanças sociais e psíquicas para a mãe o que pode ser causa de inseguranças e angústias e mudanças sejam qual for podem gerar mais conflitos do que soluções.
É prudente aguardar alguns meses após o nascimento de um filho para realizar qualquer mudança corporal. Após este período a mulher retorna a seu estado de identidade pessoal anterior, as mudanças biológicas da gestação já sofreram regressão, permitindo que o resultado final de um tratamento possa ser mais bem previsto e desta maneira há maior segurança na sua realização.
O mundo atual exige corpos perfeitos e uma corrida contra o envelhecimento não sendo perdoado aquele que fuja a um padrão de estética que foi absorvido por uma sociedade mas isto, como bem colocado no artigo, não pode comprometer o bem estar familiar, social e a segurança da uma pessoa. Antes de acreditar que esta fazendo o melhor a si mesma verifique com cuidado se aquilo que esta sendo proposto é realmente o melhor e você não esta se expondo a situações de risco.

Evitar um pacote deste tipo sempre é prudente. Dê um tempo a seu corpo para que a natureza ajude na reversão das alterações biológicas da gravidez e então após algum tempo (em minha opinião, após o primeiro ano pós nascimento) se for necessário busque ajuda para corrigir algum problema estético remanescente, somente assim a cirurgia estética poderá ser segura e bons resultados serão obtidos.


sábado, 7 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães

 
 A todas as pacientes que são mamães, e ás que muito em breve serão Desejo com muito Carinho

Um Feliz dia das Mães!


terça-feira, 3 de maio de 2011

Banhos de imersão e saunas na Gestação


Sabemos que no primeiro trimestre gestacional o embrião está em desenvolvimento, e a hipertermia (temperatura elevada) pode prejudicar a formação do sistema nervoso central do bebê, e também a pele da gestante. A queda da pressão arterial que  é comum na gravidez, também pode acentuar-se ainda mais com a temperatura da água elevada. A temperatura da água ideal e segura  não deve ultrapassar os 38ºC, mesmo em banhos de banheira ou chuveiro.


O uso de saunas é uma tradição na Finlância entre as gestantes, por exemplo, e não atribui-se a qualquer malformação fetal, já nos Estados Unidos e Europa, sabe-se que alguns distúrbios 
neurológicos comuns em bebês são em decorrência a exposição do corpo a altas temperaturas. Mesmo não havendo comprovação científica, os médicos especialistas recomendam evitar a sauna no período gestacional.

Fonte: Scielo