quarta-feira, 19 de maio de 2010

Obesidade de grávida eleva risco de problemas cardíacos no bebê

As grávidas obesas têm maior risco de dar à luz crianças com problemas cardíacos congênitos, adverte um estudo americano.

O estudo dos INS (Instituto Nacional de Saúde dos EUA) mostra que a obesidade da mãe eleva em média 15% o risco de ter um bebê portador de problema no coração. Quanto maior a obesidade da mãe, mais aumenta o risco.

 As mulheres 'moderadamente obesas' têm 11% de risco adicional de dar à luz um bebê com má-formação cardíaca, enquanto as pacientes com obesidade mórbida ou extrema apresentam 33% de risco adicional.

A obesidade se define por um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 30 kg/m2. Já a obesidade extrema implica IMC de 35 kg/m2. O IMC é calculado com a divisão do peso de uma pessoa pelo quadrado de sua altura.

Os defeitos congênitos cardíacos são a causa mais comum dos problemas registrados no nascimento, afetando oito recém-nascidos em cada 1.000.
'A tendência não dá margem para dúvida: quanto mais obesa é a mulher, mais chances existem de que ela tenha um bebê com problema cardíaco', afirma a pesquisa do INS.

O estudo analisou as mães de 7.392 bebês nascidos com problemas cardíacos, comparados com 56 mil crianças que não apresentaram falhas congênitas, e foi publicado na edição on-line do "American Journal of Clinical Nutrition".
As mulheres acima do peso que não chegam a ser consideradas obesas não apresentam aumento de risco.

Fonte: Folha online

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O diabetes gestacional: gestante, cuide-se!

É muito importante que durante a gestação, a mulher cuide de seu corpo, praticando exercícios físicos e alimentando-se bem.

Guloseimas não devem ser restringidas por completo, entretanto, deve-se ter cautela: durante a gravidez, a insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose, diminui, facilitando a chance de adquirir a diabetes gestacional.

A mulher que estiver acima do peso tanto no período anterior á gravidez, quanto durante a gestação deve ficar atenta: realizar o pré-natal e observar as taxas de índice glicêmico, pois quando aparecem os sintomas comuns da diabetes, como poliaciúria(vontade de urinar), e sensação de boca seca, é sinal de que as taxas de glicose já estão elevadas demais.

Assim como no pré-natal, no período pós-parto deve-se manter o acompanhamento médico: assim como a diabetes pode desaparecer nesse período, pode também persistir.

As consequências para o feto:

As consequências para o feto vão desde a macrossomia (bebê acima do peso), até hipoglicemia, icterícia ou malformações.

Inverno x Atividade Física:

Com a chegada do inverno, a tendência é aumentar a ingesta calórica, até porque nosso organismo necessita de mais energia para manter-se ativo nesse período do ano. Por isso, foco a nessecidade da Prevenção, através de um acompanhamento nutricional adequado e exercícios físicos contínuos nessa fase.

Os exercícios físicos devem ser supervisionados, e além de controlar a taxa de açúcar no sangue, irão contribuir para a consciência do corpo da mulher, propiciando relaxamento e sensação de bem-estar. Podem ser realizados alongamentos(fisioterapia), yoga, caminhadas, etc. As gestantes sedentárias anteriormente á gravidez, devem realizar as atividades somente após a 12º semana.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Aumento de peso na gravidez

Durante a gravidez, a mulher de estatura média tende a aumentar entre 9 a 12 quilos, devido a uma série de alterações que se verificam no organismo:
  • FETO - 3,2 quilos.
  • PLACENTA - 0,5 quilos.
  • LÍQUIDO AMNIÓTICO - ± 1 quilo.
  • ÚTERO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME SANGUíNEO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS - ± 1 quilo.

Feitas as contas, cerca de 7,5 quilos de aumento de peso resultam diretamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.

Evite açúcares, modere na cafeína e corte totalmente o álcool e o fumo

A mulher que deseja engravidar deve, antes de mais, cortar nos produtos açucarados, evitar o consumo de cafeína e abster-se de bebidas alcoólicas .

Segundo os especialistas, mais de 300 miligramas de cafeína por dia - o que corresponde, por exemplo, a mais de três ou quatro xícaras de café - pode reduzir a fertilidade em cerca de 27%. Por outro lado, há estudos que estabelecem uma relação direta entre o consumo excessivo de cafeína e o aborto ou anomalias no desenvolvimento do feto.

Se, no caso da cafeína, os médicos sugerem o consumo moderado, em relação ao álcool o conselho é mais radical: a abstinência. Tendo em conta estudos recentes, o ideal é que a mulher desista das bebidas alcoólicas antes mesmo de engravidar.

Outro fator de risco é o cigarro. Os especialistas tendem a aconselhar a mulher que deseja engravidar a deixar de fumar, na medida em que este vício pode gerar complicações graves durante a gravidez e parto.
É claro, que este conselho se aplica também ao consumo de todo o tipo de drogas.
Suplemento de vitaminas e minerais para gestantes
Por mais cuidado que se tenha com a alimentação, é aconselhável o recurso extra de suplementos de vitaminas e minerais (cálcio, magnésio e potássio), antes e durante a gravidez.

Os suplementos constituem apenas uma forma de reforçar as vantagens de uma dieta equilibrada e saudável. Mas lembre-se o suplemento não substitui de todo as, pelo menos, três refeições diárias.

Não exagere no sal

É necessária apenas uma pequena quantidade de não mais que 5g no final da gravidez. Não mais do que isto, porque este está presente na alimentação. Evite alimentos salgados, águas mineralizadas e seja suave no tempero. O excesso de sal pode ocasionar retenção de água e, por vezes, edemas. Favorece a hipertensão arterial em mulheres que já têm esta predisposição. 

Fonte: Portal Bebê

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!!

  Neste dia tão especial você merece ser lembrada!

A responsabilidade de ser Mãe é grande assim como o amor por aquele que você gerou...

As preocupações são grandes, mas através do carinho, aprendizado e amor, você sempre sabe como agir. Para aquela que ama, doa e orienta, desejo Um Feliz Dia Das Mães!